sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Amamentar - é lindo como num filme?

Quando minha filha nasceu eu pensava que amamentar seria algo lindo, sublime, que ela mamaria até 2 anos de idade... no começo não foi tão difícil, ela mamava super bem e eu me sentia uma super mãe poderosa que tinha muito leite.  Na primeira consulta com a pediatra ela tinha ganho mais peso do que o ideal, eu me sentia uma ótima mãe que conseguia alimentar sua cria. Até que uma triste notícia abalou tudo: descobrimos no dia 30/08 que minha irmã uando minha filha nasceu eu pensava que amamentar seria algo lindo, sublime, que ela mamaria até 2 anos de idade... no começo não foi tão difícil, ela mamava super bem e eu me sentia uma super mãe poderosa que tinha muito leite.  Na primeira consulta com a pediatra ela tinha ganho mais peso do que o ideal, eu me sentia uma ótima mãe que conseguia alimentar sua cria. Até que uma triste notícia abalou tudo: descobrimos no dia 30/08 que minha irmã caçula estava com Leucemia. Chorei por muitos dias e com isso meu leite diminuiu.  A partir dai minha filha passou a reclamar para mamar, era só eu colocar ela no peito que abria um berreiro que parecia estar doendo, acredito que ela tenha sentido meu nervosismo.  Chegou a ficar durante um dia 12 horas sem mamar.  Foi ai que compramos um "leite de lata" pra ver se ela pegava. Tomou tudinho então pensei: além de ter diminuido, meu leite deve ter mudado de gosto.
Desde então ela tem ganho menos peso a cada consulta. E eu cada vez mais aflita com isso. Toma uma mamadeira por dia, não resolve.  Toma complemento após o peito: ela faz o mesmo berreiro.  Será que ela não tem fome? O pouco que ela mama engana seu estômago?  Não sei e não sei. Mas oq me deixa mais triste é que não consigo desabafar sem ouvir um conselho ou outro,  do tipo: ai deve ser a chupeta que vc deu que engana o estômago dela. Ai ela ta fazendo igual criança que vai "largar o peito". Acho que para todas as mamães que não conseguem amamentar seus filhos por "N" motivos isso doi muito.  É muita gente palpitando e quase ninguém simplesmente dando seu ombro pra chorar.  Só quem passa por isso entende.  Quem não passou acha que é frescura ou exagero,  que estou fazendo algo errado.
Essa semana a repórter Fernanda Gentil postou um texto falando sobre a dificuldade de amamentação dela e o que mais tinha era gente criticando falando que só não amamenta quem não quer. Gente só quem passa por isso entende o quão difícil é e o quanto isso nos traz culpa.
Não sei se minha filha vai largar o peito ou não, mas queria registrar hoje esse sentimento pra ler daqui há algum tempo e ver que tudo isso vai passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário